Vigas Protendidas: Comportamento e benefícios

Vigas Protendidas: Comportamento e benefícios

Sob a ação de cargas, uma viga protendida sofre flexão, alterando-se as tensões de compressão aplicadas previamente. Quando a carga é retirada, a viga volta a sua posição original e as tensões prévias são restabelecidas.

Se as tensões de tração provocadas pelas cargas forem inferiores às tensões prévias de compressão, a seção continuará comprimida, não sofrendo a fissuração.

Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e fissura. Retirando-se a carga, a protensão provoca o fechamento das fissuras.

O Comportamento das Vigas Protendidas, sob ação das cargas, pode ser resumido em duas propriedades básicas:

a) A protensão retarda a fissuração do concreto, de modo que, para uma parte do carregamento, a viga se comporta como um material homogêneo
b) Após a fissuração do concreto, o comportamento é análogo ao do concreto armado, com algumas propriedades melhoradas pela protensão

Ensaios realizados em vigas protendidas, sujeitas a cargas repetidas, mostram que essas vigas mantem suas características de comportamento após a atuação de um grande numero de ciclos de carregamento. Essa propriedade é de grande importância na utilização de concreto protendido em estruturas sujeitas a cargas repetidas como por exemplo pontes rodoviárias e ferroviárias.

Vigas Protendidas: Comportamento e benefícios

Vantagens técnicas das vigas de concreto protendido:

Em relação ao concreto armado convencional, o concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:

a) Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
b) Reduz a incidência de fissuras.
c) Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
d) Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.
e) Facilita o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças.
f) Durante a operação da protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita a cargas de serviço. A operação de protensão constitui, neste caso, uma espécie de prova de carga viva.

Uma das vantagens mais importantes do concreto protendido é a do item d) acima.

Como exemplo, pode-se citar o fato de que as pontes com vigas retas de concreto armado tem seu vão livre limitado a 30m ou 40m, enquanto as pontes com vogas protendidas já atingiram vãos de 250m.

Veja mais vantagens do uso do concreto protendido, neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *