Quais são os tipos de gabiões?
Uma das estruturas de construção civil mais utilizada é o Gabião. Feito com malhas de fios de aço galvanizado (para que resista aos fatores naturais), amarrado nas extremidades e preenchido com pedras, o Gabião se assemelha a várias gaiolas juntas que acabam por formar um muro de contenção. Esses, usados desde o século XIX, geralmente são utilizados na estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias. Porém, atualmente estão em alta em projetos de arquitetura residenciais, por conta do design arrojado e rústico.
Dentre os benefícios que o Gabião traz para a obra, a resistência de sua estrutura é um dos principais. Eles são capazes de resistir a qualquer tipo de impacto e esforços, de maneira que não abale sua estrutura. Aliado a isso, essa estrutura consegue se adaptar a esses esforços, graças a sua flexibilidade. Por isso, eles até deformam-se mediante fatores externos, porém, não se desfazem ou diminuem sua resistência.
Além disso, esse tipo de estrutura consegue drenar a água de infiltração dos terrenos. Tal benefício auxilia na resistência própria do Gabião, uma vez que a água é uma das maiores causadoras de instabilidade em terrenos e construções. Por esse motivo ele é tão utilizado em obras hidráulicas.
Outro fator benéfico é a não agressão ao meio ambiente. Por serem construídos por pedras, quase não produzem resquícios de materiais e de poeira para o ar, além do fato de auxiliar na manutenção do solo, o que também ajuda na preservação e no crescimento de vegetação nativa.
Os tipos de Gabiões
Essa estrutura possui três tipos: caixa, colchão e saco.
O Gabião tipo caixa é o que mais podemos encontrar em residências que vem utilizando essa estrutura como arquitetura moderna. Tem sua estrutura metálica em formato de paralelepípedo com base e tampa integradas, com diversas divisões internas, também conhecidas como células. A malha metálica da base é unida com painéis, formando as paredes e os diafragmas. Esse é usado em grande escala em estruturas que sofrem empuxos, agindo como muros de contenção.
Há também os gabiões do tipo ancorado , que possuem um diafragma posicionado em seu centro, dividindo a caixa em dois módulos de 1 m3 cada, garantindo maior conformidade ao conjunto montado, mantendo a flexibilidade característica das peças. Os arames para amarração das arestas dos gabiões são fornecidos em quantidade suficiente no conjunto.
O tipo colchão se assemelha ao estilo caixa. Também com estrutura metálica em formato de paralelepípedo, possui um formato mais achatado e, consequentemente, mais largo e menos espesso. A malha metálica é de dupla torção, da mesma forma que o de caixa, porém com a base e tampa separadas. Esse tipo de Gabião geralmente é usado em canais e margens de córregos e rios, canaletas de drenagem, revestimentos de taludes etc., a fim de estabilizar o solo. Como mencionado anteriormente, os Gabiões conseguem drenar a água.
Já o tipo saco possui sua forma estrutural que se assemelha a um saco, com aspecto cilíndrico. Para que suas extremidades sejam tampadas, são utilizados arames de aço posicionados de forma alternada nas malhas das bordas que estão livres. Esse tipo é utilizado para a fundação das estruturas dos Gabiões em geral, em obras hidráulicas, instalações com grande profundidade, como as subaquáticas e onde o solo é muito frágil.
Saiba tudo sobre gabiões com nosso manual de bolso gratuito:
Para saber mais sobre construção civil, acesse nosso facebook: www.facebook.com/awacomercialltda