O que é relaxação do aço de protensão?
Mesmo com a força, segurança e estabilidade do sistema de protensão o desgaste sempre acaba ocorrendo. Vamos ver um dos possíveis motivos pelo qual isso pode acontecer: o relaxamento do aço de protensão.
Em primeiro lugar, a protensão é um sistema empregado para aumentar a resistência da estrutura de concreto, diminuindo ainda mais a chance de ocorrerem fissuras. Isso é feito, normalmente, através de cabos de aço que percorrem o concreto ainda não curado e tensionados por macacos hidráulicos até obter uma resistência mínima, de acordo com o projeto da obra. Esse efeito gera um sistema de forças equilibrado, graças a tensão nos cabos, facilitando a compressão do concreto.
Isso é alcançado com o uso do aço de protensão que é um material de alta resistência a tração, por conta de um maior teor de carbono. Ele normalmente é introduzido nas peças estruturais, de modo a obter uma capacidade de suportar forças maiores, sendo ancorado no próprio concreto. Possui diversos benefícios, tanto práticos quanto econômicos desde a já mencionada diminuição das deformações, até uma estrutura geral mais leve e muitos outros. Para conferir mais benefícios, clique aqui.
Ainda assim, nenhum sistema está a prova de perdas, especialmente um com tanta tração e energia envolvida. Essas perdas se enquadram em dois tipos principais: as imediatas, que ocorrem, geralmente, durante ou logo após a protensão e nascem a partir de problemas como o atrito do aço com a bainha.
Já as perdas progressivas ocorrem ao longo do tempo, após o ancoramento no concreto já estar finalizado. Entre as possíveis causas, está a relaxação do aço de protensão. Vamos ver exatamente o que é esse problema.
Relaxação do aço de protensão
A relaxação do aço é a perda gradual de tensão e é natural quando um sistema está em um estado de deformação constante.
Para saber o grau dessa perda é possível encontrar um coeficiente através de uma fórmula matemática simples, que pode ser consultada no NBR 6118, da ABNT. A entidade também estabelece alguns valores máximos para essa perda de tensão, para sistemas que foram submetidos a essa força por pelo menos 1000 horas, em graus diferentes. Outra equação pode ser aplicada para encontrar esse número em períodos maiores de tempo.
Apesar disso, essas fórmulas podem não ser 100% exatas, por não levarem em consideração outros fatores que também influenciam na perda progressiva e têm relação com o relaxamento do aço de protensão. Uma delas é o comprimento de armadura constante, o que não é o caso.
Isso ocorre porque o concreto é um material naturalmente propenso a distorções. A retração, especialmente por secagem, se dá por interações do mesmo com o ambiente e suas trocas de temperaturas, levando a um encurtamento que ocorre também ao longo do tempo. Ambos os fenômenos contribuem para uma diminuição da tensão na armadura e, por consequência, na força geral do sistema.
Para a diminuição desses efeitos, normalmente são usados materiais com uma resistência maior a relaxação.
Você entendeu o que é relaxação do aço de protensão? Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário!
Se quiser saber ainda mais sobre o sistema de protensão acompanhe nossa página no Facebook!
Link permanente
Gosto muito desses artigos que publicados por este site.
Gostaria de obter mais informações dentro da área da construção!
Link permanente
Muito obrigado pela mensagem Raimundo, já cadastramos seu e-mail
para receber as novidades da nossa área!
Link permanente
Olá, gostaria de acrescentar ao artigo salientando que a NBR 7197 citada já está cancelada desde 2004, sendo substituída pela NBR 6118.
Link permanente
Muito obrigado pela dica Roberto, já atualizamos o artigo devidamente!