Todos os diretores de empresas do ramo da construção civil buscam entregar as obras acordo com o planejamento, sem maiores atrasos e da forma mais econômica possível. Fazer o gerenciamento de canteiro de obras da maneira correta é um ótimo caminho quando se procura obter economia na construção.
A administração do canteiro engloba diversos fatores como: a gestão de materiais, supervisão dos operários, organização e planejamento da obra.
Neste post vamos apresentar algumas dicas para que você obtenha economia com o gerenciamento de canteiro de obras, e também como essa gestão influencia na redução do custo da construção como um todo. Confira!
Mantenha a organização do canteiro
A primeira dica é simples, mas infelizmente poucos diretores ou engenheiros de obras acabam dando a importância devida à questão. Um canteiro de obras organizado é aquele que possui: uma área demarcada para estoque de materiais e equipamentos, rotas de trânsito de insumos e corredores de passagem, possui um almoxarifado bem definido e áreas para recebimento de materiais e depósito de rejeitos. Um canteiro organizado facilita o trabalho de todos os operários, agilizando o cumprimento do cronograma de entrega da obra.
O canteiro de obras deve ser mantido sempre arrumado e limpo. Isso permite também que os materiais não precisem ser deslocados de um lado para o outro, diminuindo significativamente as perdas e gerando economia para a empresa.
Siga o planejado durante o gerenciamento de canteiro de obras
É fundamental que o canteiro e cada um dos funcionários sigam com atenção o projeto da obra. Desta forma, é possível definir as necessidades e prevenir os desperdícios. Um correto gerenciamento de canteiro de obras e da movimentação dos materiais evita a perda de materiais e insumos. Além de evitar o desperdício, consegue-se melhor utilização e reutilização de equipamentos e máquinas, gerando economia com os gastos de transporte e a redução dos tempos de montagem, aumentando também a produtividade do canteiro.
Compre somente o necessário
Os gestores da obra devem fazer a aquisição dos materiais aos poucos, ou seja, de acordo com a demanda e com as necessidades da obra. Desta forma, eventuais alterações no projeto, que são comuns na construção civil, não gerarão maiores desperdícios para a empresa. O armazenamento de grande quantidade de equipamentos e insumos pode danificá-los, trazendo prejuízos à obra.
Por isso, é aconselhado que o canteiro busque trabalhar no sistema Just in Time, mas para isso é necessário ter fornecedores próximos à obra e que cumpram com o planejamento apresentado. Esta metodologia não permite a criação de estoques, melhorando a organização do canteiro, diminuindo a quantidade de perdas e consequentemente proporcionando economia e ganho na produtividade.
Reaproveite materiais
Além de ajudar o meio ambiente, o reaproveitamento pode gerar economia para a empresa. Por isso, evite jogar fora todos os resíduos, faça separação dos materiais que possam ser reciclados ou reutilizados. Para isso, é fundamental criar depósitos à parte no canteiro, para evitar que estes materiais sejam misturados com entulhos e rejeitos.
Invista em novas tecnologias
Existem diversos equipamentos e ferramentas inovadoras que permitem aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios, de forma a aproveitar melhor os recursos utilizados. Podemos citar a utilização de softwares ou aplicativos para tablet ou smartphone, desenvolvidos para a construção civil. Estes programas auxiliam na gestão do canteiro de obras, permitindo cadastro e controle de equipamentos e insumos, coordenação do pessoal e acompanhamento de entregas dos fornecedores.
A utilização de softwares possibilita também ganhos significativos. Através destas novas tecnologias é possível diminuir os desperdícios e reduzir o gasto com mão de obra desnecessária, além de aumentar a produtividade e facilitar o gerenciamento de canteiro de obras.
Para saber mais sobre o assunto, baixe o nosso e-book sobre “Gestão de Obras”.