Realizar uma obra na empresa pode ter diversas finalidades, indo desde a adaptação e modernização até a expansão do negócio. Independente do motivo, o orçamento precisa ser mantido de maneira controlada para economizar na obra e evitar que a organização desperdice recursos importantes.
Para ajudá-lo a conquistar uma excelente gestão de obras, preparamos esse post com algumas dicas de como economizar na obra da empresa. Veja a seguir:
Invista em uma negociação de sucesso
Os materiais de construção são itens negociáveis, se você souber como proceder. Para conseguir uma redução nos preços, você deve cotar os valores com diferentes fornecedores e negociar as condições com aqueles que estiverem dentro do padrão de qualidade que você deseja.
Ainda que você não consiga uma oferta totalmente coberta em relação à concorrência, você garantirá uma redução nesses custos, o que vai fazer com que você economize na obra da empresa.
Conte com mão de obra qualificada
A regra geral diz que quanto mais qualificada for a mão de obra, mais elevado é o seu preço. O que também deve ser considerado, entretanto, é o fato de que uma mão de obra mais qualificada é mais eficiente e também oferece uma qualidade maior.
Com isso, ao contar com profissionais capacitados, não apenas a obra vai demorar menos até poder ser inaugurada, como também ocorrerão menos erros e necessidades de consertos e retrabalhos. Assim, ainda que o preço a princípio seja maior, essa contratação acaba gerando economias na obra da empresa quando se avalia o resultado final.
Pense na sustentabilidade
Pensar no meio ambiente e na sustentabilidade também é uma forma de economizar. Isso porque, ao investir em uma obra sustentável você garante, por exemplo, que ocorram menos desperdícios de materiais, o que leva a menos custos.
Além disso, muitos materiais sustentáveis também são mais baratos do que os considerados tradicionais ou então possuem melhor rendimento, diminuindo também o preço da obra em geral. Com isso, não apenas sua obra se torna amiga do meio ambiente, mas passa a ser mais barata.
Evite mudanças de última hora
Um problema muito comum em obras e que é responsável por consumir recursos é a realização de mudanças de última hora. Isso acontece quando um imprevisto surge ou quando o responsável pelo projeto faz uma sugestão de melhoria, de modo a aproveitar que a obra já está em andamento.
Embora pareça uma forma de economizar ― afinal, não é preciso realizar outro projeto ou iniciar outra obra ―, na verdade isso é responsável por aumentar os custos, uma vez que fica mais difícil controlar o andamento. No geral, o recomendado é que apenas mudanças estritamente necessárias sejam realizadas quando a obra já estiver em andamento.
Tenha cuidado na hora de economizar na obra
Economizar na obra não significa, necessariamente, economizar em tudo. Fazer certos tipos de economia, especialmente em relação a itens estruturais ou que influenciam fortemente o resultado, pode acabar resultando em mais gastos. Depois que a obra estiver pronta, esse tipo de economia pode exigir consertos que sairão ainda mais caros.
Por isso, é muito importante que você tome cuidado especial com alguns tipos de economias que podem acabar trazendo prejuízos no futuro, como um revestimento de má qualidade ou mesmo um projeto feito de maneira pouco técnica.
Para economizar na obra da empresa é preciso começar com uma boa negociação tanto para o projeto quanto para a compra de materiais de construção. Contar com mão de obra qualificada, pensar na sustentabilidade, evitar mudanças de última hora e tomar cuidado com certos tipos de economia também garantem um orçamento mais enxuto para a conclusão da obra.
Se você gostou do artigo, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo inédito diretamente em seu e-mail.
Link permanente
Link permanente
Gostei do conteúdo!