Apesar de muito popular nos Estados Unidos e na Europa em geral, o mercado de protensão ainda está dando os seus primeiros passos no Brasil. Isso se deve a algumas dificuldades encontradas durante a sua popularização no país, mas as projeções mostram que isso poderá ser muito diferente — e promissor — nos próximos anos. Para saber mais do assunto, confira as projeções de crescimento do mercado de protensão no Brasil.
Principais dificuldades encontradas no setor
De maneira geral, as empresas que trabalham com protensão fazem parte de um mercado ainda bastante incipiente no Brasil. Isso ocorre porque, além da questão de ser uma solução relativamente recente, o mercado encontra alguns entraves no país, as quais incluem:
- Popularidade do sistema de laje convencional
Um dos principais entraves encontrados pelo setor é o fato de que a laje convencional é muito popular no país, sendo utilizada nas mais diferentes construções. Apesar de não ser, necessariamente, o melhor método, muitos clientes continuam optando por utilizar esse sistema pelo simples fato de ele já ser consagrado e muito utilizado.
- Falta de mão de obra especializada
Por ser tão popular, é natural que a maior parte dos profissionais saiba fazer uma laje convencional, mas não uma laje de protensão. Com isso, existe uma escassez e uma dificuldade em encontrar mão de obra especializada, fazendo com que o mercado encontre dificuldades para se expandir no país.
- Tributação elevada
Apesar de reduzir os custos em seu uso em relação à laje convencional por utilizar menos material, o sistema pré-fabricado encontra uma dificuldade na competitividade por se tornar mais oneroso graças aos impostos cobrados.
Possibilidades no mercado de protensão
Apesar das dificuldades que são encontradas no momento, existe uma boa projeção para o setor, que tende a se desenvolver nos próximos anos e ganhar cada vez mais mercado. Isso se deve, principalmente, a fatores como:
- Redução da quantidade de material usado
Ao contrário do que acontece com as lajes tradicionais, a laje protendida precisa utilizar menos concreto, o que faz com que haja uma redução no peso total da estrutura, além de reduzir os custos com o material.
- Projetos cada vez mais modernos
Também existe uma tendência de que os projetos de construção se tornem progressivamente mais modernos, inclusive devido ao desenvolvimento de novos materiais. Com isso, metodologias ultrapassadas tendem a ficar para trás, sendo substituídas pelas lajes protendidas que oferecem segurança e maior espaço livre.
- Necessidade de sustentabilidade
Como também existe uma preocupação cada vez maior com o planeta e seus recursos, a necessidade de sustentabilidade também tende a empurrar o mercado de protensão para frente, já que, ao gastar menos material, ele se torna mais amigável ao ambiente.
- Possibilidade de incentivo
Com o desenvolvimento do mercado de protensão, é bem provável que ocorram políticas de incentivo em relação ao preço dos pré-fabricados, garantindo mais competitividade para o setor.
O mercado de protensão ainda atua de maneira tímida no Brasil devido a alguns entraves relacionados ao uso desse tipo de laje. As projeções, entretanto, são de que esses entraves sejam progressivamente vencidos devido às características desse método, fazendo com que ele se torne progressivamente mais popular no Brasil.
E você, o que pensa sobre o mercado de protensão atualmente? Conte para nós no espaço de comentários!