Cordoalha engraxada para protensão: por que utilizar?

Cordoalha engraxada para protensão: por que utilizar?

Os benefícios do concreto protendido estão cada vez mais conhecidos no Brasil e no mundo. Melhor desempenho, economia e estruturas mais leves são possíveis graças a essa técnica. Como parte desse tipo de estrutura, a cordoalha engraxada para protensão ajuda a potencializar as vantagens do concreto protendido.

Para obras de médio e grande porte, como grandes edifícios e pontes, o uso da cordoalha engraxada para protensão pode, ainda, representar uma boa economia financeira. Ficou curioso sobre o produto e suas aplicações? Entenda agora o que é e por que utilizar a cordoalha engraxada para protensão!

Porque utilizar cordoalha engraxada para protensão

Principais características da cordoalha engraxada para protensão

Uma cordoalha é um conjunto de fios de aço que se entrelaçam formando uma hélice. Esse aço geralmente tem alto teor de carbono que, junto com o entrelaçamento dos fios, ajuda a garantir alta resistência para a cordoalha. Diferentemente dos cabos de aço, as cordoalhas são formadas por fios de maior diâmetro e em menor quantidade.

As cordoalhas são usadas para a produção de concreto protendido, isto é, elas recebem um esforço de tração antes de receberem o concreto que formará a estrutura. Depois que o concreto é aplicado, esse esforço é retirado e o aço tende a retornar à sua posição original.

Ao fazer isso, ele comprime o concreto, que tem excelente resistência à compressão. Por isso, esse esforço induzido no conjunto ajuda a aumentar a resistência e diminui as fissuras no concreto.

As cordoalhas de aço podem ser nuas ou revestidas. A cordoalha engraxada para protensão é revestida. Ela é fabricada por um processo contínuo, no qual é coberta por uma camada de graxa e revestida com polietileno de alta densidade (PEAD). Essa camada ajuda a proteger contra oxidação e contribui para a durabilidade da peça.

Aplicações das cordoalhas engraxadas

As cordoalhas engraxadas geralmente são usadas em um processo chamado de protensão não aderente, onde o concreto e o aço protendido não aderem um ao outro. A camada de revestimento plástico e a graxa servem justamente para garantir que os fios de aço possam se movimentar na estrutura.

Alguns exemplos de aplicação da cordoalha engraxada são lajes protendidas, pisos industriais protendidos, radier protendido, recuperação de estruturas, além de galpões, pontes e viadutos estaiados.

Vantagens da utilização de cordoalha engraxada para protensão

Com o aumento considerável do desempenho estrutural das edificações, é possível alcançar diversos benefícios com a utilização da cordoalha. Conheça 3 deles!

Redução de peso e de material

Com o aço e o concreto protendido formando um conjunto mais resistente, é necessário menos material para atingir os mesmos requisitos técnicos. O resultado são estruturar mais leves, economia de material e de espaço. O uso de cordoalha engraxada para protensão para lajes, por exemplo, é capaz de aumentar o pé direito da edificação em cerca de 30 cm.

Diminuição dos custos

Com menos material na estrutura, a fundação também pode ser menos robusta, o que diminui ainda mais o gasto com material. Assim, o uso do concreto protendido com a cordoalha engraxada também ajuda a reduzir os custos da obra.

Maior durabilidade da estrutura

Além de menos custos da obra, a cordoalha engraxada para protensão ainda auxilia no desempenho da estrutura, uma vez que ela reduz a probabilidade de tricas e dá mais estabilidade ao concreto.

Obra com cordoalha engraxada para protensão

Obras de sucesso com as cordoalhas engraxadas da AWA Comercial

As cordoalhas engraxadas para protensão da AWA Comercial já foram empregadas com sucesso em inúmeras obras comerciais e residenciais. O nosso produto encontra aplicações principalmente nas lajes protendidas.

A protensão com cordoalhas engraxadas reduz consideravelmente o peso da estrutura e melhora o desempenho das lajes. No canteiro de obras, o uso das cordoalhas e do concreto protendido também significa mais eficiência e rapidez.

Algumas obras de sucesso que utilizaram as cordoalhas engraxadas para protensão da AWA Comercial são:

 

Como vimos, a cordoalha engraxada para protensão consegue combinar propriedades excelentes com baixo custo de construção e economia de material. Se você busca essas características para sua obra, não perca mais tempo! Entre em contato com a gente agora mesmo e descubra como a experiência da nossa equipe e a alta qualidade dos nosso produtos podem ajudar a fazer da sua obra um empreendimento de sucesso!

 

<h3> Outros artigos: </h3>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *