O concreto protendido é a solução ideal se você está buscando reduzir custos, materiais utilizados e o tempo de obra. Além disso, outro diferencial do concreto protendido é a alta resistência, suficiente para suportar altos esforços de tração.
De acordo com o e-book ‘O porquê do sucesso com aço para protensão’ da AWA Comercial, o concreto protendido é executado com de aço de alta resistência que recebe uma tensão antes de ser utilizado na estrutura final.
Este carregamento prévio é feito com um esforço contrário ao esforço que a estrutura vai receber, trazendo um efeito positivo para a estrutura definitiva, uma vez que a torna capaz de suportar maiores cargas e de vencer vãos mais extensos.
Além desta vantagem construtiva, o concreto protendido também permite que projetos sejam edificados com mais rapidez, usando menos materiais e com custos reduzidos. Outro aspecto positivo do concreto protendido é a sustentabilidade.
Abaixo, entenda um pouco mais de cada uma destas vantagens do uso de concreto protendido em sua obra.
Concreto protendido é sinônimo de uso de materiais eficiente
Uma das principais vantagens do cuso de concreto protendido em obras de grande porte e infraestrutura é o uso de materiais com mais eficiência. Esta técnica construtiva reduz em cerca de 35% o consumo de aço e de concreto para as estruturas.
Ainda de acordo com o e-book ‘O porquê do sucesso com aço para protensão’ da AWA Comercial, o aço usado para concreto protendido é de alta resistência.
Consequentemente, a quantidade desse metal pode ser menor em relação ao aço comum.
Assim, mais do que aumentar resistência e reduzir custos, os projetos ganham em estética já que as estruturas podem ser mais esbeltas graças ao concreto protendido.
É importante lembrar que o uso de menos materiais não significa menos resistência. Pelo contrário, já que a combinação aço e concreto torna a obra ainda mais forte e resiliente, principalmente contra a tração.
Isso porque como o aço e o concreto possuem deformações compatíveis em relação à dilatação e à retração de acordo com a temperatura. Além disso, o aço não sofre corrosão se estiver completamente protegido pelo concreto.
Obra mais rápida
Outra vantagem que para o canteiro de obras que usa concreto protendido é a rapidez. Como alguns serviços relativos ao Aço podem ser feitas fora do canteiro de obras, ganha-se muito em produtividade.
Com uma logística bem elaborada, aumenta-se a produtividade e se reduz muito o tempo de trabalho por causa dessa vantagem de execução das estruturas.
Consequência: redução de custos
Uma das vantagens mais significativas do concreto protendido é a econômica. Por exemplo, uma viga de 6 metros gastaria uma determinada quantidade de aço para ser feita em concreto armado. Já a mesma viga em concreto protendido consome uma quantidade de aço cinco vezes menor. E, no final, a resistência com ambas estruturas será a mesma.
Essa relação de aço de 1 pra 5, geralmente é válida para estruturas de maiores dimensões. Isso significa que é mais comum ver o concreto protendido em grandes obras, como viadutos, shoppings e galpões.
Aindaque o aço para protensão seja mais caro no mercado, a redução da quantidade (obviamente dependendo da estrutura) compensará esse preço sem que as características finais da estrutura sejam alteradas.
O fator resistência do concreto protendido também deve ser colocado na ponta do lápis. Por exemplo, o concreto protendido sofre menos fissuras em relação ao concreto armado. Isso acontece porque o pré-carregamento faz com que as fissuras, ao receber o carregamento final, sejam praticamente eliminadas.
Dessa maneira, toda a armação interna da estrutura se torna mais protegida em relação ao ambiente. Como não fica exposta ao tempo, previne-se a corrosão do aço e a deterioração dos materiais do concreto. No longo prazo, mais do que uma obra resistente, isso significa economia em manutenção.
Sustentabilidade
Por conta da redução de custos, materiais e tempo de obra, a escolha pelo concreto protendido se torna também sustentável. O primeiro motivo, já mencionamos acima: o concreto protendido usa menos material e tem etapas de fabricação controlados, reduzindo desperdício de material e uso inadequado da mão-de-obra.
Esta leveza que é consequência da protensão, impacta positivamente no transporte das peças pré-fabricadas com concreto protendido. Material mais leve é igual menos carga e menos consumo de combustível na hora de transportar essas estruturas.
Gostou deste post? Você encontra mais informações sobre concreto protendido e aço para protensão aqui.
Link permanente
Vejo que o assunto aqui é economia , eu pessoalmente tenho muitas dúvidas e gostaria de ver a opinião de alguns calculistas.