A protensão nos pré-moldados se destaca com diversos benefícios que vão desde a resistência à redução dos custos. Protensão é a tecnologia que permite introduzir em uma estrutura um estado prévio de tensões que a tornam mais resistente ou mais estável, diante da presença de solicitações variadas.
No caso do concreto, a tecnologia aplicada sobre ele permite que o material alcance maior resistência para suportar esforços elevados de tração. Com esta solução duradoura e eficaz, as estruturas ganham em confiabilidade com um processo que garante ótima relação custo-benefício.
Nesse post vamos abordar as vantagens de utilizar a protensão nas indústrias de pré-moldados. Confira:
As características do concreto
Como depende apenas de cimento, areia, pedra e água para a produção, matérias-primas que são encontradas com facilidade na maior parte do planeta e, em função das características de boa resistência, o concreto é um dos materiais de construção de maior importância que existem. Contudo, o excelente comportamento que ele apresenta diante das forças de compressão não se repete com a mesma eficiência quando a força é de tração. Neste caso, quando tracionado, o concreto pode fissurar, colocando em risco a estrutura, expondo a armadura de aço à corrosão e comprometendo a estética da estrutura.
Como solução para esta limitação presente em um material que é de suma importância para a construção civil, é possível aplicar a protensão, ou seja, aplicar nos pontos onde possam haver solicitações de tensões de tração aquela tensão prévia à qual nos referimos o início do post.
Os benefícios dos pré-moldados
A contribuição dos pré-moldados de concreto para a construção civil é de valor inquestionável, uma vez que eles permitem aos projetistas maior flexibilidade na criação de estruturas com geometrias perfeitas, garantindo ao resultado o aspecto estético pretendido. Ao mesmo tempo, este recurso aumenta a produtividade dos processos construtivos, reduzindo tanto o tempo de construção quanto o orçamento final da obra, que é realizada com a precisão necessária.
Como vantagem extra, o artifício da protensão aplicado aos pré-moldados agrega a este recurso construtivo uma resistência maior à tração, reduzindo ou anulando as características indesejáveis do concreto, aumentando a confiabilidade das estruturas e o aspecto estético final que elas apresentam.
A protensão nos pré-moldados
A técnica da protensão aplicada ao concreto que é utilizado na produção dos pré-moldados consiste na introdução de esforços prévios nas peças. Esses esforços reduzirão ou anularão as tensões de tração que o pré-moldado foi projetado para receber na estrutura que irá compor.
Na prática, a aplicação desse artifício consiste na introdução de aço de alta resistência na peça, que será tracionado e ancorado no próprio concreto. Desta maneira, a faixa de trabalho do concreto é deslocada para o ponto da compressão, característica para a qual o material apresenta maior eficiência.
Benefícios econômicos
Do ponto de vista econômico, o aumento do custo do pré-moldado protendido é proporcionalmente inferior aos acréscimos de resistência à tração que a estrutura alcança.
Benefícios técnicos
Os benefícios técnicos do pré-moldado protendido são inúmeros. A começar pela redução ou eliminação das fissuras que podem ocorrer com as peças que não são protendidas, inclusive durante o transporte. Ainda, são reduzidas as tensões de tração que ocorrem em função de esforços cortantes e da flexão da estrutura. Também há maior facilidade na produção das peças, que exigirão menor quantidade de concreto e de aço na produção, uma vez que o material empregado é mais resistente.
Além disso, como durante a operação de protensão o concreto e o aço são submetidos a tensões superiores às das que sofrerão com as cargas de serviço, os pré-moldados protendidos tornam-se ainda mais confiáveis, uma vez que passam por um processo que pode ser entendido como uma prova de carga preliminar.
Se você tem dúvidas sobre a protensão, deixe aqui o seu comentário! E continue acompanhando o nosso blog!
Link permanente
Agradeço a atenção, muito o assunto sobre protenção. Obrigado