A cabotagem é o modal de transporte marítimo que utiliza a navegação entre os portos de um mesmo país para manter o fluxo de mercadorias, uma alternativa que é bastante promissora para um país com cerca de 8.000 quilômetros de costa, como o Brasil.
Com portos instalados estrategicamente nas quatro regiões que se comunicam com o mar e que estão ligadas aos grandes centros de produção e de consumo de produtos de todos os tipos, o país mantém todas as características para que esta se torne uma opção bastante viável para integrar a cadeia dos mais variados setores produtivos. Continue acompanhando nosso post e veja as vantagens de usar a cabotagem para a entrega de materiais:
Vantagens sobre o transporte rodoviário
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 54,6% das rodovias brasileiras estão em estado ruim ou péssimo. Assim, o custo do transporte rodoviário se torna elevado, considerando o alto de consumo de combustível que ocorre em rodovias mal conservadas, os danos aos pneus e à suspensão e o comprometimento de toda a mecânica dos veículos, o que torna onerosa manutenção. Somando a estes fatore os riscos de acidentes e os frequentes roubos de cargas, encontraremos um saldo que certamente pesa sobre o custo final do frete rodoviário.
Por outro lado, esses inconvenientes são descartados no transporte marítimo, ao qual ainda é agregado o valor de um índice reduzido de acidentes com cargas durante o traslado ou nas operações de carga e descarga.
Vantagens sobre o transporte ferroviário
Muito aquém das exigências da extensão territorial brasileira, a malha ferroviária nacional carece de modernização, ampliação e conexão eficiente com outros modais, o que requer investimentos vultosos que vêm sendo protelados há anos. Em contrapartida, com capacidade para conectar o país do Norte ao Sul, a cabotagem já se encontra suficientemente estruturada para suprir boa parte da demanda do Brasil por transporte.
Vantagens ambientais
Um estudo da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) comparou o volume de gases tóxicos que são emitidos pelos caminhões que trafegam entre Santos e Fortaleza com as emissões dos navios que fazem o mesmo percurso e constatou que as emissões da navegação são 99% menores do que aquelas lançadas pelo transporte rodoviário, o que coloca a cabotagem em uma posição muito vantajosa pelo ponto de vista ambiental.
Redução do custo final da carga
Eliminando as desvantagens que outros modais apresentam, a cabotagem desonera o frete, o que causa consequente redução do custo final da carga, o que beneficia toda a cadeia produtiva e a sociedade brasileira.
Segundo a CNT, hoje no Brasil predomina o transporte rodoviário, com 61,2% das mercadorias escoando pelas estradas, enquanto 20,7% circulam pelas ferrovias, restando apenas 13,6% para o modal hidroviário. Na China, quase 50% das mercadorias circulam pela água, o que em parte justifica a eficiência da produção nacional chinesa.
Potencial de crescimento com o uso da cabotagem
Atualmente no Brasil as empresas que mais utilizam o transporte de cabotagem são predominantemente as produtoras dos granéis líquidos, como o óleo e os derivados de petróleo e, em menor escala, as produtoras de granéis sólidos, como soja, trigo e milho. Contudo, de acordo com o Instituto de Logística e Supply Chian (Ilos), há a perspectiva de crescimento no embarque de contêineres, em função do menor valor do frete marítimo, que revela o grande potencial da cabotagem como alternativa para o transporte brasileiro.
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