As 10 características mais valorizadas em engenheiros

Engenheiros são responsáveis por processos de construção, produção e desenvolvimento importantíssimos na sociedade. Mas quais são as 10 características mais valorizadas em engenheiros? O que o mercado de trabalho mais procura?

Uma pesquisa encomendada pela Escola Politécnica da USP (POLI/USP) junto as empresas do estado de São Paulo, financiada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em 1998 procurou responder à esta pergunta.

Mais de 17 mil empresas foram ouvidas e das 72 características, 10 obtiveram destaque. Listamos aqui as 10 características que obtiveram maior pontuação (observe que existe mais de uma característica na mesma posição, devido a terem obtido a mesma pontuação na pesquisa):

1– Comprometimento com a qualidade no que faz e habilidade para trabalhar em equipe;

2– Habilidade para conviver com mudanças;

3– Visão clara do papel cliente consumidor, iniciativa para tomar decisões e conhecimento em informática;

4– Domínio da língua inglesa;

5– Fidelidade com a organização em que trabalha;

6– Valorização da ética profissional e ambição profissional/vontade de crescer;

7– Capacitado para planejamento;

8– Valorização da dignidade/honra pessoal;

9– Visão do conjunto da profissão e habilidade para economizar recursos;

10 – Preocupação com a segurança do trabalho e liderança.

Observe que estas características estão mais ligadas com ser do que com saber técnico. A pesquisa ainda mostra algumas informações interessantes: o item “formação em cursos em faculdades de primeira grandeza” ficou em 23º lugar e atributos referentes aos cursos de pós-graduação em engenharia e em administração obtiveram o 40º e o 43º lugar, respectivamente.

Ainda, interesse do indivíduo pela pesquisa científica ficou em 46º e a importância de cursos de especialização feitos no exterior ficou em 47º lugar. Outro ponto importante: o engenheiro obediente, disciplinado e cumpridor de regras (35º) não é tão valorizado quanto aquele que tem vontade de crescer (6º).

E você, concorda com esta lista das as 10 características mais valorizadas em engenheiros? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Maria Cândida Moraes – O engenheiros dos novos tempos e as novas pautas educacionais

Leia também: 6 publicações interessantes que todo engenheiro deveria ler!

6 Comentários

  1. Rubens Do Dio

    Concordo, porém os conhecimentos técnicos básicos , regidos pelas estruturas curriculares dos cursos de engenharia devem também serem cobrados dos profissionais …

    Responder
  2. JOZADAQUE SILVA REIS JUNIOR

    Concordo com os itens acima porém engenharia também é experiência, técnica e principalmente capacidade de inovação.Uma boa formação faz a diferença no tempo de reação diante de um problema de engenharia.Um engenheiro com experiência e boa formação responde muito mais rápido a uma determinada situação e tem muito mais assertividade.
    Ainda acredito que um profissional bem qualificado faz a diferença e sim uma faculdade de primeira linha ajuda e muito tal situação principalmente no início da carreira.

    Responder
  3. Carlos A. Lopes (Carlinhos)

    Concordo, no entanto, o conhecimento técnico e o ser responsável, são quesitos imprescindíveis para a profissão, contudo, na minha visão e por conta das dificuldades em que o Brasil atravessa, creio eu e talvez outros tenham a mesma visão, o quesito básico de longe, é ser sincero, honesto e destemido!
    Carlos A. Lopes (Carlinhos) – Estudante de Enga.
    http://www.solarengenharia.com.br

    Responder
  4. Rosenberg Oliveira

    As habilidades que não estão diretamente ligadas ao conhecimento técnico estão assumindo maior importância na carreira profissional do engenheiro. As habilidades relacionadas ao relacionamento, capacidade de decisão e liderança estão em alta. Eu acrescentaria a empatia como um item a ser pesquisado. A capacidade deperceber e identificar os sentimentos dos clientes, chefes e colegas.
    Boa reportagem e peço permissão para usar esses dados em uma palestra que farei em uma faculdade de Engenharia sobre autoconhecimento como diferencial competitivo na carreira profissional do engenheiro.

    Responder
    1. Awa Comercial

      Obrigado pelo feedback Rosenberg, fique a vontade pra usar este material sim,
      se possível apenas pedimos que cite-nos como fonte, pois em nosso blog
      tem muitos materiais interessantes para profissionais da sua área!

      http://www.awacomercial.com.br/blog

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *